INVESTIGADOR PARTICULAR

INVESTIGADOR PARTICULAR

Investigador Particular honesto, geralmente logo se verifica a descoberta de, pelo menos, um suspeito. A primeira coisa para qual o detetive se volta é a “pista”, que pode ser de dois tipos: material, que é o traço exterior, objetivo, palpável do delito: moral ou aspecto interior, subjetivo, intangível da ação criminosa.

Na maioria das vezes, os primeiros indícios são evidentes. Só nos crimes incomuns é que a falta de elementos mais concretos – tem o investigador de começar pelo possível “móvel” psicológico do crime.

Os Vestígios:

Os vestígios materiais do caso são aquelas coisas que você pode ver: sinais de pés, marcas de dedo; contornos ou sugestões de rastros, janelas e portas quebradas ou violentadas; enfim: qualquer objeto ou simples indicio que revele a presença do delinquente ou traia sua tentativa de fugir ao flagrante. O mínimo detalhe deve merecer cuidado, sendo anotado em seu caderninho de apontamentos, a fim de compor um quadro mental, estático e, posteriormente; se preciso formar a reconstituição dinâmica do ocorrido.

Você pesquisará o caso coletando tudo o que houver de evidência vantajosa e informação. Investigador particular não aceita ávida ou precipitadamente conclusões, mas usa seu raciocínio indutivo pelo apanhado de diferentes indícios, os quais se vão ajustando até ensejar uma correta solução. Em qualquer investigação, você deve proceder dentro desse critério, arrolando diligentemente todos os pormenores do ocorrido.

Assim, as falhas podem ser reduzidas ou eliminadas, e os dados imprestáveis substituídos por outros. Guarde sempre na mente cada detalhe ou alusão indireta, cada sugestão, pista ou liame de seqüência de fatos esclarecedores. A cadeia será tanto mais forte quanto mais resistente forem os elos.

Feitas essas considerações preliminares, já podemos propiciar a você o contato com a atividade policial.

Para o investigador particular a Investigação é uma ciência que pode ser extraordinariamente simples, desde que ensinada de forma correta. Queremos antes de tudo salientar que o curso onde o investigador particular adquiriu não se assemelha a nenhum outro no gênero. Nossa preocupação foi a de proporcionar a você, um trabalho verdadeiramente útil e  sem ficções.